quarta-feira, 14 de abril de 2010

ENSINO DE 09 NA ESCOLA ALEXANDRE

O presente trabalho, vai abordar o tema do ingresso dos educandos a partir dos 06 anos de idade conforme a lei, 11.274/06; cumpre papel de discutir e avaliar, como este ingresso ocorre na EEF. Alexandre Antoniolli , seguindo orientações da LDB, tendo como linha de pesquisa “Educação, Escola e Política” conforme manual do trabalho de graduação



Lei 11.274/06 (09 anos), na Escola de Ensino Fundamental
ALEXANDRE ANTONIOLLI


As políticas educacionais tem passado por transformações significativas, visando a reorganização do tempo e espaço escolar, as formas de ensinar e aprender,trabalhar com o conhecimento, respeitando o desenvolvimento humano.
O ensino fundamental foi, durante boa parte do século XX o único grau de ensino a que teve acesso a grande parte da população. Com o passar do tempo conseguimos atenuar os níveis, sendo que atualmente conseguimos universalizar o acesso à escola entre os 06 à 14 anos, mesmo que alguns ainda não chegam a concluí-lo .
O Ministério da Educação vem efetivando esforços na aplicação do ensino fundamental de 09 anos, onde a educação escolar esteja comprometida com a igualdade de acesso ao conhecimento a todos, especialmente aos grupos da população em desvantagem na sociedade. Em documento recente, a UNESCO (2007) defende a educação como questão de direitos humanos, sendo assim, competência necessária para a vida, considerando ainda educação como mola propulsora de transformação do país.
O Conselho Nacional de Educação, cumprindo suas funções normativas e de supervisão, vem elaborando diretrizes e orientações, amparando legalmente na LDB, Constituição do Brasil e leis em exercício que regem a educação, fazendo assim a reorganização legal do Ensino Fundamental de 09 anos.
Um fator importante para a antecipação da entrada na escola se deve a pesquisas desenvolvidas onde as crianças que ingressam com 06 anos apresentam resultados superiores em relação aos que ingressam com 07 anos.

Como se deu a inclusão de crianças com 06 anos de idade na EEF. Alexandre Antoniolli? A implantação do ensino de 09 anos se deu no ano de 2007 com a 1º ano assim progressivamente, chegando neste ano ao 4º ano; durante o período de transição onde temos serie e ano, é administrado uma proposta curricular que assegure as aprendizagens necessárias para ambos.
O objetivo maior dos profissionais desta unidade escolar, é assegurar as crianças oportunidades maiores de aprendizagem, resaltando que esta não depende do aumento do tempo de permanência na escola, mas sim o emprego eficaz deste tempo.
No ano de 2007 quando da implantação, o numero de alunos matriculados era de 38, constituindo assim duas turmas de 1º ano, foram observados nestes alunos, diversidade e particularidades para compor as duas turmas, onde muitas crianças não haviam freqüentado o pré-escolar, inclusão de crianças especiais e com dificuldade de aprendizagem.
A equipe pedagógica, após analisar e observar com cuidado os educandos compôs as duas turmas, conforme suas particularidades para assim poder melhor atender as aprendizagens, respeitando as características individuais.
No ano de 2008, a turma de 1º ano era composta de 23 alunos, onde a inclusão ocorreu normalmente, sendo assim em 2009 com 18 alunos.

O processo de aprendizagem contempla a legislação? A inclusão das crianças de seis anos no ensino fundamental provoca uma série de indagações sobre o que e como se deve ou não ensina-lãs nas diferentes áreas do currículo.O filosofo Walter Benjamin, critico da modernidade “ compara a apropriação do conhecimento com um tapete tecido artesanalmente onde as imperfeições do tecido distingue cada peça.”
O olhar sensível para as produções infantis permitira conhecer os interesses das crianças, os conhecimentos que estão sendo apropriados por elas, assim como os elementos culturais do grupo social na qual ela esta inserida.
Com o trabalho de observação o grupo pedagógico, desenvolve os objetivos das diferentes áreas do currículo; assim implica também, uma organização pedagógica flexível aberta ao novo e ao imprevisível, pois não há como ouvir , considerar as falas e interesses das crianças sem ser flexível ao trabalho tornando-o uma via de mão dupla onde as trocas mutuas sejam capazes de promover ampliações diárias de conhecimento.
“Conhecer as crianças. Desafia-las e instiga-las a ir alem do que já construíram.” Não se pode esperar que todas as crianças aprendam tudo o que lhe és ensinado ao mesmo tempo.
Tudo isso deixa claro a preocupação e a fundamentação conforme estabelece as diretrizes curriculares para o ensino fundamental, (Brasil, Ministério da Educação/ Conselho Nacional de Educação- Resolução CEB nº 02/1998.

A equipe pedagógica após a implantação do ensino de 09 anos muito se dedicou a atender os educandos , não somente de 1º ano , mas todos da inclusão de 06 anos, tendo em vista a adequação de planejamentos e currículos, tanto na base comum quanto diversificada.
Segundo a lei os três primeiros anos são um complemento um do outro, devem estar assim interligados , onde alguns necessitam de um tempo maior para assimilar o que lhe é ensinado e como falamos no dia-a-dia, despertar para a leitura e escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário